terça-feira, 17 de março de 2020

coronavírus: O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:


  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  • Evite aglomerações se estiver doente.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Não compartilhe objetos pessoais.




Como fazer álcool em gel caseiro?

O coronavírus, já considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), vem se alastrando por diversos países causando preocupação nacional e internacional. Diversas medidas já foram publicadas sobre como se prevenir da nova doença e as buscas por álcool gel já aumentaram 2.400% após o anuncio do Covid-19. Mas será que você sabe como utilizar o produto de forma correta?

Álcool Gel

Tudo o que você precisa saber sobre álcool gel:

A primeira coisa que precisamos esclarecer é que a utilização do álcool em gel não substitui a lavagem de mãos com água em sabão e as duas coisas tem funções diferentes. 
Lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a remoção da sujeira e de resíduos que ficam na pele, bem como para destruir a camada de gordura que envolve o vírus, matando-o. A utilização do álcool em gel, por sua vez, desinfecta o local e reduz o número de bactérias presentes nas mãos ou na região do corpo no qual é aplicado.
De acordo com o que o infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, membro do Comitê Científico de Infecções em Transplantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, disse em entrevista para a Revista Veja, o álcool gel foi desenvolvido para uso hospitalar, como uma maneira de diminuir as transmissões de micro-organismos, e se mostrou tão eficaz quanto alguns germicidas.

É importante lembrar que o produto também pode ressecar a pele e, em alguns casos, até causar alergia, e seu uso excessivo não é recomendado. Em tempos de pandemia, a OMS adverte as pessoas a seguirem as seguintes recomendações:
  • Lavar as mãos com frequência
  • Evitar tocar no nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos
  • Manter-se a pelo menos 1 metrô de distância de pessoas doentes
  • Evitar contato físico
  • Evitar grandes aglomerações de pessoas
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar
  • Cozinhar bem carne e ovos

Como fazer álcool em gel caseiro?

Com as buscas aumentando, os preços do produto consequentemente também estão aumentando demasiadamente. Para proteger sua saúde e seu bolso, saiba como fabricar álcool gel caseiro com apenas dois ingredientes:
Você precisará de um frasco de álcool líquido (70% ou mais) e um pote de gel para cabelo transparente. Adicione 500 ml de álcool para cada três colheres de sopa de gel e misture em uma vasilha higienizada e o produto já estará pronto para ser usado